3 dicas para a concentração mental

Oi, sou Dani, se ainda não me conhece, visite @danidaterra em instagram ou facebook!

Se eu tivesse sido levada a psicólogos ou psiquiatras na infância, muito provavelmente, seria diagnosticada com uma ou mais dessas síndromes: defict de atenção, dislexia ou hiperatividade.


Fui uma criança mentalmente ansiosa e agitada, logo, fui também uma adolescente e adulta cheia de agravamentos por falta de concentração mental. Mas minha personalidade perfeccionista não aceitava isso, na verdade, o que me levou para yoga e meditação após os 22 anos, foi perceber que eu tinha muita dificuldade para controlar minha mente, me lembro que quando comecei a perceber isso, eu ficava em silêncio, observando a violenta velocidade que minha mente se projetava de uma ideia para outra, de um assunto para outro, de um pensamento para o outro; e isso era como uma novidade para mim, pois antes eu apenas vivia tudo sem sequer observar esse fluxo, e isso me levava para diversos padrões mentais negativos.


Eu era aquela personalidade conhecida como: DIFÍCIO. Intensa, emocional, reativa, compulsiva, enfim, já deu para entender porque me especializei em ANSIEDADE E DEPRESSÃO, né?


Foi AUTO OBSERVAÇÃO que me ajudou a criar estratégias para eu me tornar mais rápida que o descontrole da minha mente, e vou te passar 3 das minhas melhores dicas para você se ajudar! Funciona muito bem para mim, espero que te ajude! E compartilhe também com suas pessoas queridas.


1) Leitor mental: Nós usamos agenda para anotar compromissos, mas uma pessoa que deseja mais controle mental, precisa ter um caderninho de anotações a acompanhando o tempo todo. Escolha um caderno fácil de carregar e tenha sempre caneta junto com ele. Crie o hábito de anotar mais sobre o comportamento da sua mente. Coloque a data do dia e SUPERVISIONE sua mente, porém sem REAGIR a nada!!! O auto observador é neutro, ele não julga ou enlouquece com o que observa, ele apenas OBSERVA, e nada mais mesmo, e é exatamente isso que desperta sua capacidade de auto controle. Olhe para as fotos dessa postagem, a ideia é essa, enquanto sua mente faz o que quer, ela tem uma supervisora, que é sua vontade consciente de observar (monitorar) a mente, e assim você vai, sutilmente, educando sua mente, com estratégia e consciência. Minha sugestão é que você anote os momentos que perceber que a mente se agita mais, e a causa disso (às vezes a causa tem nome e RG, rs), observe-se e analise-se sem esperar por resultados, não é do dia para a noite que colocamos a vida mental em ordem, faça a auto observação constantemente sem se preocupar se você está alcançando os resultados, pois eles virão da naturalização do hábito de se auto observar, pois a própria é transformadora. A maior parte do conteúdo mental é como uma poeira que o vento alastra pela mente, passa por ela, e nós precisamos aprender a ter controle das janelas por onde o vento traz a poeira, você precisa conhecer profundamente seu TERRITÓRIO MENTAL, para tanto, observe muito bem e deixe esse território favorável para você dia após dia. Quando temos o mental agitado, tendemos a nos atrapalhar com o tempo mental e, por isso, precisamos olhar para o mapa do dia várias vezes, porque mais do que saber o que precisamos executar, precisamos saber claramente o que NÃO executar. Tendemos a nos atrapalhar com a quantidade de coisas que passam na mente, perdemos a concentração rápido e em vários momentos do dia, logo, sem habilidade de planejamento e aperfeiçoamento, ficamos rodando num labirinto de ideias inacabadas e inconclusas.


2) Ritmo e tempo: Use a TÉCNICA POMODORO para seus momentos de estudo e trabalho (o quanto possível). Consiste em marcar qualquer TIMER com o tempo máximo de 25 minutos, e quando soar o alarme, pare e faça qualquer outra coisa (por 5 minutos), desde que desconecte a mente do que antes era o foco mental. Minha sugestão é que você priorize tomar 1 copo d'água, se alongar e respirar conscientemente durante as pausas. Mas você pode optar por passar um café, ir ao banheiro, ou verificar suas notificações, por exemplo. A técnica foi criada por um Italiano que usou o timer da cozinha, em formato de tomate (por isso o nome POMODORO), para ser mais eficaz com sua mente, mas a explicação da técnica é bem simples e interessante, se relaciona a um estudo sobre a média de tempo que nosso cérebro passa concentrado em uma atividade, antes de pedir "respiros". Fazer essas pequenas pausas de 5 minutos entre cada 25 minutos de concentração plena, vai te ajudar a aprender com mais facilidade, e em pouco tempo, você perceberá que sua mente está adquirindo cada vez mais controle da concentração, sem ouvir vozes do tipo: - ahhhh, faz uma pausa para eu respirar!!! Pesquise sobre a técnica no youtube para saber mais, tem apps na play e apple store, se quiser ter o recurso diretamente no celular!


3) Integração consciente de hábitos: Aprenda a integrar suas atividades básicas de energia vital, para o desenvolvimento constante da sua concentração. O corpo humano tem sua espécie de MANUAL, e olha que demais, não é complicado! Basta aprender o passo a passo e praticar pelo tempo mínimo necessário de adaptação e naturalização das técnicas, pois as mesmas substituirão maus hábitos, logo, seu cérebro precisará de um tempo para se adaptar e naturalizar. As atividades básicas que precisam ser INTEGRADAS, são: alimentação, hidratação, atividade física mínima, atividade de relaxamento mínima e respiração consciente. Lembra do ditado: "Corpo sano, mente sana", é basicamente isso, nossa saúde mental depende, em sua maior proporção, do equilíbrio bioquímico e fisiológico, e para alcançá-lo, não existe outro meio que não seja integrar bem as atividades de energia vital, para que você gere um ciclo constante de estabilidade entre corpo e mente.


Eu sei que essa terceira dica é mais complexa, por isso, preparei uma aula explicando mais detalhadamente sobre a integração dessas atividades, pois sei que a maioria das pessoas entende a teoria, mas não a prática. Para assistir a aula gratuitamente, inscreva-se nesse formulário com antecedência, será para um número limitado de pessoas!


Espero que as dicas possam te auxiliar, se conecte comigo nas redes sociais para mais conteúdo!! Até logo s2




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