Por que é importante saber como o cérebro aprende?

Atualizado: Fev 16

Olá, bubunation!!

Para quem não sabe, chamo de bubuni quem parou de ser bunda mole para o próprio autoconhecimento, rs.


Vamos ao tema!

Você aprende mais através da visão, audição ou por cinestesia?

Você aprende mais por repetição ou por impacto emocional?

Sabia que dominar o mecanismo de aprendizado pode facilitar sua vida pessoal, acadêmica e profissional em todos os níveis?


Não fique triste se ainda não souber responder essas perguntas, o intuito desse post é despertar esse interesse em você, primeiramente, através da consciência sobre como o cérebro aprende.


Eu sou predominantemente cinestesica e fixo mais conhecimento por impacto emocional do que por repetição, mas só tive total clareza disso quando decidi aprender algo que eu sempre acreditei que seria impossível: tocar violão. Na minha cabeça do passado, ou a pessoa nascia com dom ou não, e ok, entendo que tem pessoas que nascem com mais tendência ao desenvolvimento artístico, mas caraaaa, até entender como o cérebro aprende, eu me limitava pelo medo de errar e pela dúvida sobre ser capaz de aprender.


Ás vezes, nos desesperamos por algo que não sabemos, quer seja um estudo, uma habilidade que queremos adquirir, ou um novo hábito que queremos usar para substituir outro ruim, e nos envolvemos desnecessariamente com os efeitos colaterais contidos no desespero, que são: mente agitada e confusa, sentimentos de desistência, perda de foco e concentração, mal uso da própria energia vital, cansaços, tendência a reações de raiva e medo, dificuldade de gerar ações positivas, e por aí vai.


O que me ajuda muito na vida autodidata, é: cancelar o desespero conscientemente, ativar a paciência e persistência, me importar somente com o tempo que meu cérebro precisa para aprender o que eu não sei, e me entregar para isso sem expectativas, sem criar ansiedades por resultados. É assim que aprendo: me concentrando, tirando da mente o medo de errar e o desespero por não saber.

Lê de novo! 👆


O desespero é XEXELLLDO!! (XEXELDA é uma coisa pior que ÃRKI). Livre-se dele o quanto antes!! Ou melhor, aprenda a anular seus efeitos nos primeiros sinais.


Por ser um tema muito vasto e profundo, selecionei 3 vídeos curtos, com explicações fáceis, para dar aquele PLIIM (start) no seu cérebro! Mas minha dica para você: seja mais curiosa(o) a respeito do tema, mesmo sem interesse em se tornar neurocientista, pesquise mais, aprofunde-se, domine os mecanismos do seu aprendizado, vai valer a pena!


Grata pela visita, por favor, compartilhe o conteúdo e navegue pelo site para saber mais sobre meus atendimentos e curso online!


Vídeo 1

https://www.youtube.com/watch?v=EUY_VGgjedQ


Vídeo 2

https://www.youtube.com/watch?v=J78c8cVDHHE&t=29s


Vídeo 3 (para reforçar o vídeo 2)

https://www.youtube.com/watch?v=YIia-VOgOEY





5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CNPJ: 17.660.517/0001-00

Tel (12) 98825 8181

  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram