Vamos aprender a amar as críticas em 4 simples passos.

Você já sabe o quanto é maravilhoso lidar bem com críticas? Normalmente, reagimos mal, mas vamos refletir sobre os motivos que temos para amar críticas, por que isso é muito importante fixar.


Um primeiro bom motivo, é a redução do estresse que surge quando somos criticadas. O sistema nervoso central pode reagir tão rápido, que em segundos, o corpo começa a receber doses de corticoides na corrente sanguínea, e é assim que uma crítica se torna uma tóxica química no sangue, ruim, né?


Mas não só por esse motivo, não lidar bem com críticas faz com que você evite autoconhecimento, e autoconhecimento nunca é dispensável. O fato é que, você pode crescer com seus erros, com seus acertos, com suas vitórias ou com suas falhas, mas estar com a mente aberta para tudo isso é o que importa.


Não é importante somente aceitar as críticas espontâneas que recebemos, pedi-las também é. Isso alavanca nossa coragem para a liderança e auto liderança, pois liderar é a arte de se aprimorar constantemente, e me diga, quem se aprimora somente com elogios?


Leva um tempinho para se adaptar a esse treino de coragem, a coragem de ouvir como você e suas ações impactam no faz, mas seguindo esses passos, não tem erro.


Não sou a criadora desses conhecimentos, aliás, ele é milenar, pertence a cultura dos povos Toltecas, um povo pré-colombiano mesoamericano que dominou grande parte do México central entre os séculos X e XII.


Em meados de 2008, me recomendaram um livro chamado: "Os quatro compromissos Toltecas", eu li e isso foi um divisor de águas na minha vida, pois após compreender e adotar esses compromissos, passei a ter uma relação mais saudável com outras pessoas e comigo mesma.


Eles não servem apenas para você lidar com críticas, serve para você conviver melhor em sociedade e com seu íntimo pessoal.


Compromisso 1

Não leve nada para o lado pessoal: esse compromisso é muito libertador, e significa que você pode ouvir o que for, tanto uma crítica construtiva quanto uma destrutiva, que nada vai abalar você. Não vai abalar porque quando você se COMPROMETE a não levar nada para o lado pessoal, é mais ou menos como apertar o botão STAND BY para o EGO, e assim você lida somente com a única parte que importa realmente, que é a parte verdadeira da crítica e o que você pensa e acredita sobre si. Ao adotar esse compromisso você também "instala" um programa mental de economia de energia, e para entender isso, basta você refletir como gasta energia remoendo mentalmente coisas que te disseram ou que pensam ou apontam sobre você. Ao assumir esse compromisso, você entende que toda e qualquer crítica vem carregada com pessoalidades, as quais você elimina quando não leva para o lado pessoal, você deixa para o proprietário, e fica somente com a parte que pode ser útil para você, nem que seja a certeza de que precisa afastar um crítico destrutivo da sua vida.


Compromisso 2

Não faça suposições: Ao invés de fazer suposições, tanto verbais quanto mentais, encontre coragem para perguntar e expressar o que realmente quer, comunique-se de forma clara, sem pessoalidades, já que não vai levar nada para o lado pessoal, aproveite e não leve o seu lado pessoal para ninguém.


Compromisso 3

Seja impecável com a sua palavra: Fale com integridade, sem impulsividades geradas pelo calor das emoções, diga apenas o que sabe, não imponha suas opiniões, tampouco exponhas seus julgamentos, ao perceber que sua mente está criando julgamentos, desintegre-os mentalmente. Não use suas palavras para falar mal de si ou para fofocar sobre outros, use o poder das suas palavras na direção da consciência, sabedoria, amor e verdade. Com esse compromisso em ação, você se torna imbatível contra críticas e contra relações abusivas, pois uma vez que você é impecável com suas palavras, tende a tornar-se incapaz de aceitar conviver com quem não tem esse mesmo cuidado e elegância.


Compromisso 4

Faça sempre seu melhor: Não importa o que estiver fazendo, faça com a mentalidade de executar o seu melhor, pode ser algo corriqueiro ou super importante, pode ser algo que você faz com destreza ou ainda está aprendo a fazer, faça com a mentalidade de dar o seu melhor nisso, sempre!!


Agora, vou deixar para você as reflexões a respeito dos compromissos, o segredo é executar dia após dia, ação após ação e aprender com eles na prática. São compromissos libertadores que vale a pena compartilhar também, fale sobre isso com as pessoas próximas, e principalmente, compartilhe os conhecimentos com quem você mais se relaciona, quando os cumprimos coletivamente, a vida ganha muitas novas perspectivas de relações!!




9 visualizações0 comentário

CNPJ: 17.660.517/0001-00

Tel (12) 98825 8181

  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram